sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Bolo de Cenoura

Ingredientes

4 cenouras médias
4 ovos inteiros
1/2 (meia) xícara de chá de óleo
1 colher de sobremesa de fermento em pó royal
2 xícaras de chá de farinha de trigo
2 xícaras de chá de açucar
2 colheres de sopa de margarina
1 xícara de café de leite
2 colheres de sopa de chocolate
8 colheres de sopa de açucar

Modo de Fazer:

Bata no liquidificador,as cenouras, os ovos inteiros, e o óleo.
Misture numa tigela, o fermento, a farinha, e o açucar (2 xícaras de açucar)
Junte tudo na vasilha,misture mais um pouco e leve para assar,
em forno médio ,em tabuleiro untado por 25 a 30 minutos.

Calda

Leve ao fogo a margarina ( 2 colheres de sopa), o leite(1 xícara de café), chocolate(2 colheres de sopa ) e as colheres de açucar (8 colheres de sopa).
Deixe ferver um pouco , jogue a calda em cima do bolo.
Hummmmmmm!

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Batida de Coco

Ingredientes

1 coco de tamanho médio
800 gramas de açucar
2 garrafas de água mineral
1 garrafa de álcool de cereais (vende na farmácia)
baunilha em gotas

Modo de Fazer:

Corte o coco em pedaços, tire a casquinha marron, e cubra com o álcool,
deixando curtir por 3 dias.
Agora prepare uma calda , utilizando o açucar, a água,e algumas gotas
de baunilha.
Deixe esfriar e acrescente o álcool já curtido
Coe e engarrafe,( mantenha em descanso por 30 dias antes de servir).

terça-feira, 27 de novembro de 2007

Transferencia da Corte



Transferência da Corte para o Brasil Colônia

A viagem do Príncipe Regente D. João, a corte, e todos aqueles que encontraram lugar em um dos 36 navios, para o Brasil. Talvez um total de 12.000 a 15.000 portugueses.
A decisão sábia deste grande estadista, que foi D. João, teve conseqüências positivas para Portugal, Brasil e Inglaterra. Apenas a França lamentaria o evento.
Ao contrário de outros países invadidos por Napoleão Bonaparte, a sua decisão salvou a própria essência da nação portuguesa, a sua Família Real e Corte ,que sobreviveu incólume, manteve seu reino e até mesmo prosperou em sua rica colônia.
A presença da monarquia portuguesa no Brasil acelerou seu desenvolvimento; uma vez criado o Reino Unido de Portugal, Algarves e Brasil em 1815, a Independência tornar-se-ia inevitável.

A Inglaterra, após vários meses de bloqueio do Tejo, apoiada na Ilha da Madeira, atacaria as tropas francesas em território português e, após derrotá-las, continuaria a guerra até a batalha final em Waterloo. A abertura dos portos,(as nações amigas,quem? Inglaterra é claro) promovida por D. João, logo após a sua chegada em Salvador, traria grandes benefícios.
Devido à falta de documentação, detalhes desta importante viagem, até há pouco tempo, eram totalmente desconhecidos. Agora tudo mudou, foram descobertos no Arquivo Nacional de Londres, os livros de quartos de todos aqueles navios que bloqueavam o Tejo em novembro de 1807 e daqueles que escoltaram a Esquadra portuguesa na sua jornada.
Os livros, escritos a mão muitas vezes debaixo de severas tormentas no mar, refletem o inglês da época e a terminologia única da Marinha britânica. O trabalho de decifrá-los levou cinco anos e, mesmo sendo orientados para os navios britânicos, é praticamente a única documentação com detalhes que sobreviveu.
Em 1807 a França tinha derrotado todos os seus adversários, com exceção da Inglaterra. Esta tinha frustrado a tentativa francesa de invadí-la, pois dominava os mares após a batalha de Trafalgar em 1805.
A 22 de janeiro de 1808, após 54 dias no mar, fundearam em Salvador. O Príncipe Real levava 1.054 pessoas a bordo. A primeira etapa da viagem havia terminado. Alguns dias antes, a 17 de janeiro, os navios que tinham velejado diretamente de S. Tiago entraram no Rio de Janeiro.
Aos poucos, todos os navios foram chegando: o Medusa, bastante avariado, entrou no Recife a 13 de janeiro; o D. João de Castro, avariado e fazendo água, fundeou, no início daquele mês, na Enseada de Lucena (Paraíba).
Enfim, embora severamente castigados pelas sucessivas tormentas de inverno, que causaram avarias consideráveis, todos os navios chegaram ao seu destino. Isto reflete a qualidade dos oficiais e das guarnições, assim como do projeto e da construção dos navios; a experiência de vários séculos navegando regularmente através dos oceanos, em condições de tempo variadas.
O bloqueio continental, introduzido pela França em 1807 como forma de pressionar economicamente a Inglaterra, era quase total; apenas faltava a adesão de Portugal. Em novembro daquele ano, mesmo após ter implantado as medidas exigidas pela França contra seu aliado tradicional a Inglaterra , Portugal encontrava-se sem alternativas, sua fronteira terrestre estava invadida pela França e pela Espanha, que marchavam rumo a Lisboa. Em retaliação às medidas tomadas contra os seus súditos, um esquadrão britânico, sob o comando de sir William Sidney Smith, mantinha o Tejo sob bloqueio.
França e Espanha tinham, a 27 de outubro, assinado o tratado de Fontainebleau; Portugal deveria ser repartido em três e entregue aos invasores. A gota d'água, foi a entrevista com Bonaparte publicada no Le Moniteur de 11 de novembro, na qual, Bonaparte deixava claro o que iria acontecer com a Família Real de Portugal, quando suas tropas lá chegassem. O jornal chegou às mãos de D. João, vindo da Inglaterra no Navio de Sua Magestade Plantagenet, a 24 de novembro.
O Conselho de Estado, presidido pelo Príncipe Regente, a 24 novembro tomou a decisão de partir para o Brasil. A inteligência de D. João revelava-se mais uma vez; os navios da Esquadra estavam todos prontos. Durante os seis meses anteriores, a viagem tinha sido organizada, sem levantar suspeitas junto a França ou Espanha. Outro trunfo era o convênio que tinha sido assinado, a 22 de outubro. A nação que dominava os mares (Inglaterra) escoltaria a Esquadra portuguesa na sua jornada.
A 7 de março de 1808, entre salvas dos fortes e embarcações, chegaram ao Rio de Janeiro.

A Vinda da Familia Real para o Brasil


(imagem:recantodalidia)

A transferência da corte portuguesa para o Brasil foi ocasionada por uma série de eventos e conflitos europeus: o expansionismo da França, deflagrado por Napoleão Bonaparte, chegava a alcançar o território de Portugal. Os conflitos entre a França e a Inglaterra, por outro lado, levaram Napoleão a impor o bloqueio continental: a Inglaterra, desta forma, estaria impedida de comerciar nas costas européias. A Espanha foi facilmente dominada sob esta tática, já que tratava-se de uma aliada da França, e inclusive o irmão de Napoleão veio a ser o rei da Espanha, entronado pelo próprio estadista francês. No caso de Portugal, importante ponto estratégico do comércio do mediterrâneo, passando por uma grave crise sob o reinado do indolente D. João VI, houve declarada influência inglesa na fuga da família real para o Brasil. Tal fato seria vantajoso para a Inglaterra, pois com os portos europeus fechados para os ingleses, estes teriam por outro lado o privilégio de obter a costa brasileira à sua disposição para o comércio.
Não houve grandes planos por parte da corte portuguesa com relação à sua vinda ao Brasil: as tropas de Napoleão já iam invadindo Portugal enquanto a corte já embarcava às pressas. Além da ameaça francesa, havia também a ameaça do próprio povo português, que ia sendo deixado à sua própria sorte pela corte portuguesa.
Portugal, desta forma, foi facilmente invadido, com as tropas francesas esfaimadas e exaustas, entrando no país com uma vanguarda do exército de apenas 14 homens.
A corte chegou ao Brasil no ano de 1808, aportando inicialmente na Bahia. Dois meses depois, a corte se estabelece no Rio de Janeiro.
Para o Brasil, também houve vantagem na transferência da corte portuguesa: a partir do estabelecimento desta corte em território nacional, uma série de medidas veio a implementar a economia local. Houve a partir daí a permissão para o funcionamento de manufaturas nacionais, embora estas enfrentariam a concorrência dos produtos ingleses, a partir da abertura dos portos brasileiros "às nações amigas", ou seja, à Inglaterra.
Assim inicia-se a fase imperial no Brasil, no ano de 1815, tendo D. João VI proclamado o Brasil como Reino Unido. A maior autonomia brasileira veio a acelerar o processo da independência do Brasil, tratando-se de um caso bastante singular na América Latina: a independência do Brasil fora proclamada pelo próprio regente, D. Pedro I, e não através da luta do povo local.
D. João retorna a Portugal no ano de 1821, tendo realizado uma série de medidas como a contenssão do expansionismo francês na América Latina (através do ataque à Guiana Francesa, em 1809) e tendo sido responsável pela elevação de seu filho à regência.

Fonte: Internet

Azeitona

Azeitona: rica em ácidos graxos insaturados

  • A azeitona é um fruto produzido pela árvore conhecida como oliveira.

  • Sua cor pode variar, podendo ser verde, preta ou rosada.

  • Além de ser consumida ao natural é utilizada para a produção do azeite de oliva (azeite doce).

  • A azeitona possui um óleo que é rico em ácidos graxos insaturados, excelente para aumentor o bom colesterol no organismo.

  • É um alimento muito calórico, sendo que 100 gramas de azeitona possui, em média, cerca de 145 calorias.

  • A azeitona possui as seguintes vitaminas: A, C, B1 e B2.

  • Possui também sais minerais, tais como, fósforo, potássio, sódio e silício.

  • Os tipos mais consumidos no Brasil são: azeitona preta, azeitona portuguesa, azeitona verde e azeitona chilena (dá para pensar n'uma bacalhoada sem a azeitona?)

  • É muito utilizada em diversos pratos da culinária, principalmente, dos países medirrâneos (Portugal, Espanha e Itália).

Brocolis

Estudos recentes demostraram que o brócolis contém um elemento fitoquímico que inibe o desenvolvimento da bactéria H Pylori.
A Helicobacter pylori é a causa principal
da gastrite e da úlcera estomacal podendo auxiliar, inclusive , no desenvolvimento do câncer no estômago.
Fitoquímicos: são compostos não-nutrientes encontrado nas plantas que,exercem atividade biológica no corpo humano. No brócolis, os mais conhecidos são:
Sulforafano Indoles.
O Sulforafano é o principal fitoquímico descoberto que elimina a 'H Pylori'.
O brócolis contém também grande quantidade de vitamina C e A ,
folacim ,potássio , cálcio , e cinco a seis xícaras gramas de fibras alimentares.
Além de todas essas propriedades , uma xícara de brócolis cru contém apenas 25 calorias e meia xícara cozida contém 15 calorias.
Faça uso do brócolis ,ele é um alimento que sustenta sem pesar o estômago, pode ser consumido nas saladas, sopas,e vapor.

Sucesso

Aos 02 anos ... sucesso é ... conseguir andar.
-Aos 04 anos ... sucesso é ... não fazer xixi nas calças. -Aos 12 anos ... sucesso é ... ter amigos.
-Aos 18 anos ... sucesso é ... ter carteira de motorista. -Aos 20 anos ... sucesso é ... fazer sexo.
-Aos 35 anos ... sucesso é ... dinheiro.
-Aos 50 anos ... sucesso é ... dinheiro.
-Aos 60 anos ... sucesso é ... fazer sexo.
-Aos 70 anos ... sucesso é ... ter carteira de motorista. -Aos 75 anos ... sucesso é ... ter amigos.
-Aos 80 anos ... sucesso é ... não fazer xixi nas calças. -Aos 90 anos ... sucesso é ... conseguir andar.



segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Dicas de Congelamento

1.Os queijos duros e semiduros podem ser conservados no freezer por até 2 meses. Os
queijos moles só devem ser congelados se estiverem firmes.
Não congele queijos cremosos com menos de 40% de gordura.

2.Para congelar sanduíches , passe manteiga ou margarina nas fatias de pão, recheie e embrulhe com filme plástico. Congele por até 03 semanas.

Pneus Reciclados

Avenida Alberto da Silva Lavinas - Tres Rios

(foto meramente ilustrativa)

O surgimento dos pneus de borracha fez com que fossem substituídas as rodas de madeira e ferro, usadas
em carroças e carruagens desde os primórdios da História.
Esse grande avanço foi possível quando o
norte-americano Charles Goodyear inventou o pneu ao
descobrir, o processo de vulcanização da borracha quando
deixou o produto, misturado com enxofre, cair no fogão.
Mal sabia ele que sua invenção revolucionaria o mundo.
Entre as suas potencialidades industriais, além de ser mais
resistente e durável, a borracha absorve melhor o
impacto das rodas com o solo, o que tornou o transporte muito
mais prático e confortável.
Porém , juntamente com a revolução no setor dos transportes, a utilização dos pneus de borracha trouxe consigo a problemática do impacto ambiental, uma vez que a maior parte dos pneus descartados está abandonado em locais inadequados, causando grandes transtornos para a saúde e a qualidade de vida.
Segundo organizações internacionais, a produção de pneus novos está estimada em cerca de 2 milhões por dia em todo o mundo.
Já o descarte de pneus velhos chega a atingir, anualmente, a marca de quase 800 milhões de unidades. Só no Brasil são produzidos cerca de 40 milhões de pneus por ano e quase metade dessa produção é descartada nesse período.

Impacto Ambiental

Uma forma encontrada para amenizar esse impacto foi a utilização das metodologias de reciclagem e reaproveitamento. Entre elas, a "recauchutagem" que tem sido um mecanismo bastante utilizado para conter o descarte de pneus usados.
Esta técnica permite que o recauchutador, seguindo as recomendações das normas para atividade, adicione novas camadas de borracha nos pneus velhos, aumentando, desta forma, a vida útil do pneu em até 90% e proporcionando uma economia de cerca de 80% de energia e matéria-prima em relação à produção de pneus novos.

"O objetivo principal da recauchutagem, sem dúvida, é proteger o meio ambiente. Portanto, necessita-se de mais incentivos, tanto por parte do governo, através de legislações competentes e linhas de créditos específicas, quanto por parte da sociedade em geral, que ainda não está conscientizada sobre a importância deste trabalho que desenvolvemos", esse ramo brasileiro é o segundo maior no mundo e só perde para os Estados Unidos.
No entanto, falta ainda um maior esclarecimento por parte do setor para que o mercado reaproveite esse material,a exemplo do que já acontece com a reciclagem de papel e de alumínio" "Compra-se resíduos de borracha provenientes dos pneus e sucata de câmara de ar de pneus usados e envia-se para uma empresa com a qual temos parceria, na Holanda, que transforma e revende para fábricas de artefatos de borracha, para empresas que aplicam asfalto e para fábricas de pneus que os utilizarão como parte no composto de novos pneus.", explica Jacinto Padilla, ( sócio-diretor da Ecija e representante brasileiro da ITRA - Associação Americana dos Recauchutadores e Recicladores de Borracha.)

Segundo Padilla, existem dois tipos de pneus: os radiais e os diagonais. O pneu radial tem uma estrutura interna de aço, o que dificulta um pouco mais o processo de reciclagem, assim como exige máquinas mais sofisticadas para fazer a separação do aço, incorrendo num custo mais alto para a trituração. Já o pneu do tipo diagonal, que tem uma estrutura interna à base de tecidos, é bem mais fácil de reciclar. Porém, a tendência é que tenhamos um crescimento na utilização de pneus do tipo radial, cujos investimentos para reciclagem são maiores.O material proveniente da reciclagem dos pneus existe em abundância, assim com há também um grande mercado consumidor para esses produtos. No entanto, é um processo pouco conhecido e divulgado. Essa é uma das razões que o leva a exportar sua produção.
Em termos internacionais, a reciclagem do pneu tem um potencial impressionante. É uma questão levada muito a sério pelos empresários estrangeiros. E o nosso produto desperta interesse porque, além de possuir uma caracetrística técnica específica, a tecnologia utilizada para a reciclagem é bastante moderna.
Para viabilizar o aumento dessa atividade seria interessante que houvesse incentivo econômico e uma legislação que estimulasse a aplicação desses resíduos reciclados nos compostos de outros produtos, exigindo, inclusive, que os fabricantes utilizassem uma porcentagem de borracha reciclada em seus produtos.
As entidades que congregam as empresas de recauchutagem e reciclagem de pneus no Brasil têm empreendido várias ações para promover a importância desta atividade.

Como é o processo de reciclagem de pneus

O processo de recuperação e regeneração dos pneus exige a separação da borracha vulcanizada de outros componentes (como metais e tecidos, por exemplo). Os pneus são cortados em lascas e purificados por um sistema de peneiras. As lascas são moídas e depois submetidas à digestão em vapor d'água e produtos químicos, como álcalis e óleos minerais, para desvulcanizá-las.
O produto obtido pode ser então refinado em moinhos até a obtenção de uma manta uniforme ou extrudado para a obtenção de grânulos de borracha. Este material tem várias utilidades: cobrir áreas de lazer e quadras esportivas, fabricar tapetes para automóveis; passadeiras; saltos e solados de sapatos; colas e adesivos; câmaras de ar; rodos domésticos; tiras para indústrias de estofados; buchas para eixos de caminhões e ônibus, entre outros produtos.

Eis alguns endereços eletrônicos relacionados ao post.

http://www.reciclagemlixo.com/

http://www.reciclagemlixo.com/pneus/reciclar-pneu-velho.html

É um site bem interessante, sobre o que fazer com os pneus velhos.

http://www.setorreciclagem.com.br

www.ambientebrasil.com.br /

www.reciclagem.pccLink.usp.br




sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Cruz Vermelha (Heny Dunant)

"No dia 08 de maio comemora-se o Dia da Cruz Vermelha Internacional, que marca o aniversário do seu fundador, Henry Dunant. A instituição, constituída basicamente por voluntários e presente em 171 países, vem prestando inúmeros serviços à humanidade, dando assistência aos feridos de guerra e vítimas de catástrofes naturais além de promover os Direitos Humanos".

Quando tudo começou...

Um campo de batalha com milhares de soldados feridos, abandonados à própria sorte, por falta de assistência médica. Esta terrível visão, em junho de 1859, no campo de Solferino, Norte da Itália, inspirou no suíço Henry Dunant a certeza de que algo precisava ser feito. Este sentimento foi a semente da Cruz Vermelha. Naquele momento, ele mobilizou a população local para que o ajudasse a tratar os soldados de ambos os lados, dizendo a frase que se tornou mote da instituição: "Sono fratelli", ou "somos irmãos".

Três anos mais tarde, Dunant publicou o livro "Uma Recordação de Solferino", sugerindo que fossem constituídas sociedades de assistência em tempo de paz, com enfermeiros que tratassem dos feridos em tempos de guerra, e que estes voluntários fossem reconhecidos e protegidos por meio de um acordo internacional. Criou-se então o "Comitê Internacional para a Assistência aos Feridos", mais tarde renomeado para Comitê Internacional da Cruz Vermelha.

Um ano mais tarde, em 1863, os representantes de 16 países e quatro instituições filantrópicas reuniram-se em Genebra (Suiça) em uma Conferência Internacional, marcando a oficialização da Cruz Vermelha como uma instituição. Ainda faltava, no entanto, a garantia de que este serviço fosse reconhecido e respeitado internacionalmente. Com este objetivo, o governo suíço convocou uma Conferência Diplomática que se realizou em 1864, também em Genebra. Participaram os representantes de doze governos, que assinaram um tratado intitulado "Convenção de Genebra para o Melhoramento da Sorte dos Soldados Feridos nos Exércitos de Campanha", reconhecido como o primeiro tratado de Direito Internacional Humanitário.

Posteriormente, foram realizadas outras conferências, ampliando o direito básico a outras categorias de vítimas, como os prisioneiros de guerra. Esta decisão foi muito importante e deu novo impulso à Cruz Vermelha por ocasião da Segunda Guerra Mundial (1939 à 1945), repercutindo também no Brasil. A busca de paradeiro de parentes dos estrangeiros residentes no País tornou-se uma tarefa de grande importância.
Após a Segunda Guerra Mundial, uma conferência Diplomática adotou as quatro Convenções de Genebra de 1949, depois de reunir-se durante quatro meses. Estas Convenções incluíam, pela primeira vez, disposições relativas à proteção de civis em tempo de guerra.


Atualmente a Cruz Vermelha é composta por 171 Sociedades Nacionais em 171 países, contando com mais de 350 milhões de voluntários, regidos pelo mesmo estatuto, princípios e finalidades. Seu objetivo é atuar nos conflitos armados internacionais, entre as forças armadas de um ou mais estados, e nos conflitos armados nacionais, entre as forças armadas regulares e grupos armados identificáveis, ou ainda entre grupos armados.
Distúrbios internos, tais como manifestações, lutas entre facções ou contra o poder estabelecido, também justificam as ações da Cruz Vermelha. Para agir nessas situações, o CICV apóia-se em bases jurídicas e no direito de iniciativa humanitária atribuído a ele pelos Estados.


Como funciona no Brasil,a Cruz Vermelha

No Brasil a Cruz Vermelha é uma entidade supra-estatal, ou seja, uma sociedade civil, filantrópica e independente, com personalidade jurídica e sediada no Rio de Janeiro, onde foi fundada, em 1908. Atualmente, a Cruz Vermelha Internacional tem filiais em 14 estados brasileiros. Ela é constituída sobre as mesmas bases da Convenção de Genebra, também assinada pelo Brasil. Sendo assim, é reconhecida oficialmente pelo Governo brasileiro e pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha, como Sociedade de socorro voluntário, autônomo, e que auxilia os poderes públicos e o serviço militar de saúde.

No Brasil, o objetivo da Cruz Vermelha é prevenir e atenuar os sofrimentos humanos com imparcialidade e sem distinção de raça, nacionalidade, nível social, religião e opinião política. Sua atuação, em determinados casos, pode estender-se além do território nacional. De acordo com o Secretário Geral da Cruz Vermelha brasileira, Gerson Nogueira, "O voluntariado é um dos princípios mais conhecidos desta entidade civil, que tem por objetivo minorar o sofrimento da humanidade". Gérson Nogueira explica que a Cruz Vermelha conta com sete (07) princípios: humanidade, imparcialidade, neutralidade, independência, voluntariado, unidade e universalidade.

A Delegação da Cruz Vermelha de Brasília, capital brasileira, assumiu, desde janeiro de 2000, a responsabilidade por todas as atividades do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (C.I.C.V) no Brasil e passou a atuar como um centro de recursos e apoio aos programas de difusão às forças policiais na América Latina, assessorando, orientando e apoiando as delegações do CICV no continente. "Isso se deve à experiência e à competência da delegação de Brasília adquirida nos últimos dois anos com a implementação do projeto destinado às Polícias Militares do Brasil", informa a página da Cruz Vermelha na Internet
.

Uma Grande Invenção




(as modelos da foto são as minhas filhas:Francine e Gabrielle)

A televisão é um dos mais utilizados objetos eletricos - eletrônicos no mundo. Embora existisse desde 1926, o seu inventor foi John Baird.
O televisor que ele inventou foi construído a partir de uma caixa antiga, uma lâmpada de bicicleta, uma forma para bolos e agulhas de fazer malha,esta invenção teve tanto sucesso,que dez anos depois já haviam sido vendidas,mais de dez mil televisores.
Foi apenas a partir de 1934, quando Vladmir Zworykin, um russo a viver nos EUA, criou o iconoscópio, que surgiram as primeiras aplicações práticas. O iconoscópio permitia decompor uma imagem em milhares de pontos convertidos num sinal modulado.
A televisão tem um papel importantíssimo na sociedade atual, sendo o meio de comunicação de maior impacto junto da opinião pública.
Até ao final da II Guerra Mundial, assistiu-se ainda à era da rádio. A televisão só se expandiu definitivamente na década de 50, com a multiplicação das vendas de aparelhos. Diversificaram-se as produções (que eram ainda todas ao vivo, por imperativo de ordem técnica), aumentando o número de programas transmitidos diariamente e de horas de emissão. A rápida expansão da televisão às mais variadas regiões do planeta provocou, sem uma ruptura aparente, uma verdadeira mutação qualitativa e quantitativa dos meios de comunicação de massas.
A televisão fez-se agente de uma revolução que impôs o audiovisual como uma realidade central da cultura e do quotidiano de larguíssimas camadas da população.
Como veículo de informação e instrumento lúdico, a televisão influencia a vida dos cidadãos, modela-lhes as crenças e os valores. Pelas suas características técnicas, acaba por condicionar o espectador a uma atitude de observação passiva das mensagens que recebe. Ao mesmo tempo, a própria força audiovisual dessas mensagens impõe-se de tal forma que os analistas chamam frequentemente a atenção para os perigos de manipulação que podem advir do contato exclusivo com um meio de comunicação de massas tão imediato e, por isso, tão pouco estimulador da reflexão independente.
Mas, por outro lado, a dimensão informativa e democratizante da televisão no mundo atual não pode deixar de ser reconhecida.
Com a revolução das telecomunicações, ligada à utilização de cabos e satélites, multiplicaram-se as possibilidades de envio de informações à escala mundial.
As populações podem manter-se informadas muito rapidamente, tanto quanto os órgãos de decisão.

(Embora haja muita controvérsia, a maioria das pessoas citam o inventor da TV definida para Zworykin porque ele detém a patente para a tecnologia, que foi arquivado em 1923.

O detentor da patente foi uma empresa chamada Iconoscope).

A Televisao

Não se pode dizer precisamente quem inventou a televisão. Os cientistas, desde o início do século XIX, vinham buscando transmitir imagens a distância e, apenas em 1842, com o invento de Alexander Bain, obteve-se a primeira transmissão telegráfica de uma imagem sem movimento (fac-símile), atualmente conhecido como fax.

Antes, em 1817, o químico sueco Jakob Berzelius descobriu o selênio, mas só 56 anos depois, o inglês Willoughby Smith chegou a conclusão de que o selênio podia transformar energia luminosa em energia elétrica. Através desta descoberta, pôde-se transmitir imagens por meio de corrente elétrica.

Um passo importante para a criação da TV foi a descoberta do francês, Maurice Le Blanc. Em 1880, ele percebeu que imagens sucessivas apresentadas numa certa velocidade davam a impressão de velocidade. Então, Julius Elster e Hans Getiel inventaram a célula fotoelétrica (1892). Arbwehnelt criou um sistema de televisão por raios catódicos em 1906, sendo que o mesmo ocorreria na Rússia por Boris Rosing. O sistema usava espelhos junto ao tubo de raios catódicos.

Em 1920, realizaram-se as verdadeiras transmissões, graças ao inglês John Logie Baird, através do sistema mecânico baseado no invento de Paul Nipkow – um disco de ferro com furos eqüidistantes, dispostos em espiral. Ao girá-lo, se podia dividir um objeto em pequenos pontos e que em alta velocidade voltava a forma novamente a imagem do objeto.

Quatro anos depois, o inglês Jonh Lodgie Baird transmitiu contornos de objetos a distância e, no ano seguinte, fisionomias de pessoas. Já em 1926, Baird fez a primeira demonstração no Royal Institution em Londres para a comunidade científica e assinou depois contrato com a BBC para transmissões experimentais. O padrão de definição possuía 30 linhas e era mecânico.

Nesse período, em 1923, o russo naturalizado americano Wladimir Zworykin patenteou o iconoscópio, um tubo a vácuo com uma tela de células foto elétricas que permitia a análise eletrônica da imagem: o olho da TV. Usando o iconoscópio, ele transmitiu imagens numa distância de 45 quilômetros. Logo a RCA (Radio Corporation of America) convidou Zworykin para conduzir a equipe que produziria o primeiro tubo de televisão.

Em 31, a RCA já tinha antena no último andar do Empire State Building em Nova Iorque. Os estúdios NBC (National Broadcasting Corporation), embora sua primeira transmissão tenha sido apenas em 1939 com inauguração da Feira Mundial de Nova Iorque. Em março de 1935, emite-se oficialmente a televisão na Alemanha e em novembro, na França, sendo a Torre Eiffel o posto emissor.

No ano seguinte, três câmeras eletrônicas transmitem para a TV londrina a cerimônia de Coroação de Jorge VI, com cerca de cinqüenta mil telespectadores. Na Rússia, a televisão começa a funcionar em 1938.

A televisão era então uma realidade, Zworykin inventou, uma válvula de raios catódicos muito sensível, chamada orticon, que adaptada a câmera equilibrava a luz e dava uma qualidade técnica melhor a imagem. O orticon passou a ser produzido em escala industrial a partir de 1945. O sistema passou a ser, depois, totalmente eletrônico.

A tecnologia da TV ficou parada durante a Segunda Guerra Mundial. A Alemanha foi o único país da Europa a manter a televisão no ar. Paris voltou as transmissões em outubro de 1944, Moscou em dezembro de 1945 e a BBC em junho de 1946, com a transmissão do desfile da vitória. Somente no início de 50 a telinha passou a fazer parte da realidade de todos os países e se firmou como meio de comunicação de massa.

Em 1950, foi inaugurada a TV Tupi de São Paulo – chamada PRF-3, canal 3 (depois 4), pioneira na América Latina, em 18 de setembro de 1950 trazida pelo jornalista Assis Chateaubriand, dono dos Diários Associados, com sistema trazido dos EUA.

Em 1951, começam a ser fabricados os primeiros receptores de televisão no Brasil, por Bernardo Kocubej, com a marca Invictus. 18 de Setembro de 1955 - é realizada a primeira transmissão externa direta pela (Record - SP), com a transmissão do jogo entre Santos e Palmeiras, na Vila Belmiro.


quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Saber Viver

Saber Viver

Não sei... Se a vida é curta
Ou longa demais pra nós,
Mas sei que nada do que vivemos
Tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas.

Muitas vezes basta ser:
Colo que acolhe,
Braço que envolve,
Palavra que conforta,
Silêncio que respeita,
Alegria que contagia,
Lágrima que corre,
Olhar que acaricia,
Desejo que sacia,
Amor que promove.

E isso não é coisa de outro mundo,
É o que dá sentido à vida.
É o que faz com que ela
Não seja nem curta,
Nem longa demais,
Mas que seja intensa,
Verdadeira, pura... Enquanto durar"

Cora Coralina

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Enderecos Virtuais super Uteis

Basta SALVAR, no seu computador!!!!

Vá clicando na opção desejada e descobrindo as soluções,(peguei de um site amigo,achei super util).

Beijos.




Retire  odores desagradáveis DA geladeira
Previna as pragas e doenças de jardins internos
Pão deliciosamente crocante
Óleos em papéis: como retira-los
Perfumando suas salas
Retire o mau cheiro das garrafas térmicas
Retire manchas de banha, manteiga, graxa e cera
Retire o cheiro de cigarros dos cinzeiros
Retire manchas de canetas
Para remover manchas de Ferro de passar no tecidos
Retire as manchas de água em móveis:
Tire manchas de mel
Para retirar as manchas de vinho tinto de tapetes
Como retirar o bolor...
Faça a limpeza de flores artificiais
Retire manchas de café
Retire as manchas de graxa
Retire as manchas de cera
Desengordure seus tapetes
Retire manchas de mofo de tecidos
Limpe o assoalho para absorver o pó e infestações
Retire o mau cheiro das mãos
Retire manchas de mofo dos tecidos
Retire tinta de caneta esferográfica...
Para esterilizar seus vidros
Sanitários limpos e brilhantes
Suas rosas vão durar muito mais...
Ferrugem em utensílios domésticos
Para que o queijo não endureça...
Dica sobre o açúcar em calda
Conserve a farinha
Manchas em livros
Chiclete no cabelo
Otimize o detergente
Afugentando as formigas
Ao encerar o assoalho...
Limpando  sapatos de camurça
Retire manchas de ferrugem
Manchas de tinta de caneta esferográfica
Preparando frutos do mar
Derretimento de chocolate no Microondas


Comece bem o dia




terça-feira, 20 de novembro de 2007

Observatorio de Shanxi


(acervo - Lidia M. Pereira)

Pequim

Arqueólogos chineses descobriram recentemente na província de Shanxi as ruínas do que, segundo eles, é o observatório astronômico mais antigo do mundo. Segundo a imprensa oficial, o local tem 4.100 anos.

He Nu, da Academia Chinesa de Ciências Sociais, afirmou que o lugar é 2.000 anos mais antigo do que o observatório até agora considerado o mais antigo do mundo, construído pelos maias na América Central.

O local, situado na localidade de Taosi, apresenta duas enormes plataformas semicirculares contidas uma dentro da outra (a maior de 60 metros de diâmetro, a menor de 40), rodeadas por 13 pilares de pedra de quatro metros de altura.

Entre os 13 pilares há 12 buracos, comparáveis aos 12 meses do ano e à passagem das estações. Com este sistema, os antigos chineses anotavam os diferentes lugares do observatório pelos quais o sol nascia e se punha ao longo do ano.

Segundo He, o observatório não era usado somente para contemplar os astros, mas também como lugar para rituais de sacrifício.

As ruínas foram encontradas há um tempo, mas só se afirmou que se tratava de um observatório depois que os arqueólogos passaram um ano e meio anotando os movimentos solares através dos buracos formados pelas colunas.

Para surpresa dos pesquisadores, as anotações eram quase idênticas às dos astrônomos antigos que inventaram o calendário chinês, diferente do ocidental, já que é regido pelos ciclos lunares (o ano chinês é mais curto que o ocidental, mas a cada dois ou três anos se acrescenta um 13º mês para compensar).

Acredita-se que nas ruínas de Taosi, situadas no distrito de Linfen, viveram civilizações pré-históricas entre os séculos 26 a.C e 16 a.C, o que os chineses conhecem como dinastia Xia (embora os primeiros imperadores chineses de que se têm testemunhos históricos sejam de 1.400 anos após esta data).

Documentos históricos posteriores asseguram que já em 2.400 a.C. existiam oficiais reais encarregados da observação dos astros, algo que ficou confirmado com a descoberta de Taosi.

A astronomia chinesa na antigüidade era mais avançada que a ocidental, e os cientistas dessa civilização foram os primeiros humanos a descobrir fenômenos como as supernovas.


Observatorio de Lima


Evidências provam que as ruínas de Chankillo, a 400 km de Lima - Peru, foram um observatório astronômico, mais antigo das Américas.
Registos escritos sugerem que os incas faziam observações solares por volta dos anos 1500 da era cristã, sendo a sua religião centrada na adoração ao Sol.
Segundo os pesquisadores Iván Ghezzi, da Pontifica Universidade Católica do Peru, e Clive Ruggles, da Universidade de Leicester, as torres e os pontos de observação em lados opostos são indícios de que Chankillo, com cerca de dois mil anos, tinha a função de prever as épocas do ano para a agricultura

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Dia da Bandeira

A bandeira do Brasil foi instituída quatro dias após a Proclamação da República, que foi no dia 15 de novembro de 1889. Assim como as demais bandeiras, cujas cores geralmente têm algum significado, a bandeira do Brasil tem as cores ligadas aos símbolos nacionais.
O nosso verde significa nossas matas e também traz à lembrança o primeiro objeto que funcionou como bandeira: os ramos arrancados das árvores pelos homens primitivos em atitude de alegria.

O nosso amarelo representa a riqueza mineral e a aventura dos bandeirantes à procura do ouro. Uma interpretação mais poética faz com que imaginemos o amarelo como o sol que brilha em nosso céu, astro que garante as condições da sobrevivência humana. O azul significa o nosso céu e também uma homenagem à Nossa Senhora, padroeira de Portugal e do Brasil.

O branco simboliza a paz, incluindo os brasileiros aos povos que enxergam Deus como plenitude do ser e do poder, assim como o branco é a plenitude das cores.
Além de todas essas cores, a bandeira brasileira tem 27 estrelas que correspondem às 26 unidades federativas brasileiras e o Distrito Federal. Na faixa que corta a bandeira nacional estão escritas as palavras “Ordem e Progresso.”

Isso significa decisão e visão clara dos problemas da pátria e também meta de ascensão para os homens de valor.

Curiosidades:

As quatro cores da Bandeira Nacional representam simbolicamente as famílias reais de que descende D.Pedro I, idealizador da Bandeira do Império, com o passar do tempo esta informação foi sendo substituída por uma adaptação feita pelo povo brasileiro. Dentro deste contexto, o verde passou a representar as matas, o amarelo as riquezas do Brasil, o azul o seu céu e o branco a paz que deve reinar no Brasil.

Quando várias bandeiras são hasteadas em nosso país, a brasileira deve ser a primeira a chegar no topo do mastro e a última a descer.

- Quando uma bandeira brasileira fica velha, suja ou rasgada, deve ser substituiída
por uma nova.

A bandeira velha deve ser recolhida a uma unidade militar, que providenciará a queima
da mesma no dia 19 de novembro.


- Caso a bandeira nacional fique hasteada no período noturno, o local deverá ficar sempre iluminado.


Hino a Bandeira do Brasil

Letra de: Olavo Bilac

Música de : Francisco Braga


Salve lindo pendão da esperança
Salve, símbolo augusto da paz!
Tua nobre presença à lembrança
A grandeza da Pátria nos traz.

Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil.


Em teu seio formoso retratas
Este céu de puríssimo azul,
A verdura sem par destas matas,
E o esplendor do Cruzeiro do Sul.

Recebe o afeto que se encerra...

Comtemplando o teu vulto sagrado,
Compreendemos o nosso dever,
E o Brasil por seus filhos amado,
Poderoso e feliz há de ser.

Recebe o afeto que se encerra...

Sobre a imensa nação brasileira,
Nos momentos de festa ou de dor,
Paira sempre, sagrada bandeira,
Pavilhão da justiça e do amor!


Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil.



sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Maconaria

A Maçonaria

É uma ordem cujas doutrinas básicas são amor fraterno, auxílio mútuo, filantropia e constante uma constante busca pela verdade. Os maçons se esforçam para desfrutar da companhia de seus irmãos, ajudando-se em tempos de dificuldade pessoal e reforçamos valores morais essenciais. Um antigo provérbio maçom diz que a Maçonaria ensina os homens a serem bons e os que já o são, ela os torna melhor.
Como os homens são um produtos do meio, a Maçonaria oferece uma oportunidade para se entrar em contato regular e agradável com homens de caráter, reforçando o próprio desenvolvimento pessoal e moral, num clima de companheirismo e fraternidade.
Para manter esta fraternidade, é proibida a discussão de religião e política dentro das lojas, uma vez que estes assuntos dividiram freqüentemente os homens ao longo da história.
A Maçonaria encoraja um homem a ser religioso sem defender uma religião propriamente dita , tanto quanto incentiva que ele seja ativo na comunidade, sem defender um sistema ou partido político em particular.
Os Maçons, também conhecidos como pedreiros, não encontram na Maçonaria ensinamentos sobre a arte da construção, como o faziam os Maçons operativos da Idade Média. O trabalho atual da Maçonaria usa os símbolos do pedreiro como uma para o desenvolvimento moral.
Assim, as ferramentas comuns que eram usado nos canteiros medievais, como o maço, o cinzel, o nível, o prumo e outros, têm cada uma um significado simbólico na Maçonaria.



A Maçonaria se distingue de outras ordens fraternais por sua ênfase no caráter moral, no seu sistema de rituais e na sua longa tradição, com uma história que data aproximadamente do século XVII.
Há três graus em Maçonaria. Outros corpos conferem graus adicionais, até o 33º no Rito Escocês, mas nas lojas normais ou simbólicas, tem-se os graus de Aprendiz, Companheiro e Mestre.
A maioria das lojas tem reuniões regulares e semanais e congregam-se em Potências Maçônicas, chamadas Grandes Orientes ou Grandes Lojas.
Templo é o local onde se realizam as reuniões regulares das Lojas Maçônicas. Essas reuniões, nos seus primórdios, não eram feitas em um local específica. A partir da construção do Fremason's Hall, na Inglaterra, em 1776, as reuniões ganharam um local fixo.
Muitas lojas, em função do tamanho de seu quadro, utilizam
instalações ou templos de outras lojas.
Se a Maçonaria não é uma religião, por que usa um ritual?
Ritual é simplesmente a maneira como algumas coisas são feitas, uma espécie de procedimento padrão para impor ordem e disciplina aos trabalhos. Uma reunião de condôminos obedece uma ordem determinada, da mesma forma como uma reunião de pais e mestres num colégio. Sem essa seqüência de atos a serem vencidos temos a baderna e a perda de tempo. O resultado será sempre questionável.
A Maçonaria usa um ritual porque é um modo efetivo para ensinar idéias importantes. Além disso, o ritual Maçônico é muito rico e muito antigo, remontando aos primórdios de sua criação.
O que é o avental maçônico?
Durante a cerimônia da iniciação, o Maçom é revestido com um avental branco, símbolo do trabalho. Ao atingir o grau de mestre, esse avental é trocado por um outro, com as cores do rito, normalmente vermelho e/ou azul. Assim como os antigos pedreiros utilizavam seu avental como proteção, simbolicamente o Maçom, quando em Loja, usa o seu avental para realizar seus trabalhosos rotineiros.
A Maçonaria é uma sociedade secreta?
Não, pois a localização de seus templos é conhecida e pode ser encontrada facilmente em qualquer lista telefônica. Suas reuniões são secretas, porque reservadas apenas aos membros efetivos, diferentemente de uma sociedade secreta, cuja existência é desconhecida ao público e negada por seus participantes.
As reuniões são fechadas para preservar os segredos maçônicos, que são principalmente seus modos de reconhecimento, como sinais, cumprimentos e frases pelos quais os Maçons se reconhecem um ao outro.
A Maçonaria é uma religião?
Não, a Maçonaria não é uma religião, mas defende a existência de um Ser Superior ou Princípio Criador. Uma religião é muito mais complexa, implicando em detalhes como a existência de um plano para salvação ou caminho pelo qual se alcança uma recompensa depois da vida. Implica também numa teologia que tenta descrever a natureza Deus e divulga a descrição de modos ou práticas pelo qual um homem ou um mulher podem buscar comunicar-se com Deus.
A Maçonaria não faz nenhum dessas coisas. Apenas abre e fecha seus trabalhos com uma oração e ensina que nenhum homem deveria começar qualquer empresa importante sem antes buscar apoio espiritual em Deus.
É necessário que o candidato prime pela moral e pelos bons costumes. Deve ter uma profissão definida que lhe garanta a subsistência.
Como se faz para ser um maçom?
É preciso que o candidato seja indicado por um Mestre Maçom e tenha a sua iniciação aprovada pela Loja. Ninguém se inscreve para ser maçom. Por suas qualidades, ele é notado por um maçom que o indica para sua Loja. Todo um processo de admissão é desenvolvido, quando o candidato é ouvido, bem como sua família.
Um religioso pode ser um Maçom?
Nada impede que um religioso seja aceito como maçom. O que jamais se verá, no entanto, é um ateu sendo recebido na Maçonaria, pois um dos princípios básicos para admissão na Ordem é a crença num Ser Supremo.
Onde posso encontrar livros sobre a Maçonaria?
Existem editoras especializadas em publicar livros maçônicos. Pelo seu conteúdo, alguns têm sua leitura restrita apenas a Maçons, enquanto que outros, pelo conteúdo histórico ou explicativo, são acessíveis aos não-iniciados.
A Maçonaria é a mais velha fraternidade no mundo. Provavelmente surgiu nos canteiros de obras dos castelos e catedrais da Idade Média. Em 1717, A Maçonaria criou uma organização formal na Inglaterra, quando a primeira loja foi formada. A partir daí, levada pelo seu lema principal, Liberdade, Igualdade e Fraternidade.
Para saber mais sobre o assunto, consulte o texto Historia da Maçonaria no Brasil.
A Maçonaria proclama, como sempre proclamou desde sua origem, a existência de um Princípio Criador, sob a denominação ' O Grande Arquiteto do Universo'

Fonte:Web

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Marechal Deodoro da Fonseca



Militar, nascido na cidade de Alagoas, (estado de Alagoas), em 5 de agosto de 1827. Cursou Artilharia na Escola Militar do Rio de Janeiro (1843-1847). Durante o Império participou da brigada expedicionária ao rio da Prata, do cerco a Montevidéu e da Guerra do Paraguai, onde comandou o 2º Batalhão de Voluntários da Pátria, além de ter combatido a Revolta Praieira em Pernambuco. Recebeu a comenda no grau de Cavaleiro da Ordem do Cruzeiro em 1866, e no ano seguinte a Medalha do Mérito Militar. Comandante das Armas do Rio Grande do Sul (1883-1888), foi também presidente da província (1885-1888). Elegeu-se o primeiro presidente do Clube Militar (1887-1889), comandando os setores antiescravistas do Exército.
Foi nomeado comandante das Armas da província do Mato Grosso em 1888, regressando ao Rio de Janeiro no ano seguinte, onde assumiu a chefia do governo provisório da República em 15 de novembro de 1889. Por meio de eleição indireta, passou a exercer a presidência em 25 de fevereiro de 1891. Faleceu no Rio de Janeiro em 23 de agosto de 1892.




O fim do Império levou ao banimento da família imperial para a Europa, ato somente revertido em 1922. A proclamação do governo provisório da República, em 15 de novembro de 1889, estabeleceu, entre outras transformações, a separação entre a Igreja e o Estado, com a instituição do casamento civil.
Em 1890, foi criado o Código Penal brasileiro, reformado o Código Comercial e, em 1891, promulgada a primeira constituição republicana do país, de inspiração liberal e próxima ao modelo norte-americano.

O sistema político brasileiro passou a se basear no presidencialismo, no federalismo e no regime de representatividade. Definiram-se os três poderes de governo, Executivo, Legislativo e Judiciário, extinguindo-se conseqüentemente, as instituições do Império - Conselho de Estado, Poder Moderador e Senado vitalício.

Sun Tzu - A arte da Guerra

Sun Tzu, foi um profundo conhecedor das manobras militares e escreveu A Arte da Guerra, ensinando estratégias de combate e táticas de guerra.
Súdito do rei da província de Wu, viveu em turbulenta época dos estados guerreiros na China, há 2.500 anos e era um filósofo-estrategista que comandou e venceu muitas batalhas. Com inteligência e argumentos muito racionais, o autor expôs a importância da obediência, disciplina, planejamento e motivação das tropas.
É uma obra original e valiosa porque é considerado o mais antigo tratado de guerra e hoje parece destinada a secundar a guerra das empresas no mundo dos negócios.
A lição que se tira da obra é que a primeira batalha que devemos travar é contra nós mesmos. Para atingir uma meta, o autor ensina, que é necessário agir em conjunto, conhecer o ambiente de ação, o obstáculo a ser vencido e, é claro, conhecer seus próprios pontos fortes e pontos fracos. A grande sabedoria é obter do adversário tudo o que desejar, transformando seus atos em benefícios.
Em relação aos comandados, é preciso manter uma disciplina rígida, ser respeitado, ter prestígio, ser temido. Para isso é preciso agir rápido à medida que as infrações ocorram. A superioridade numérica isolada não confere vantagem, mas a determinação de um líder sim.
A energia deste, será fundamental para a vitória, mas não se trata uma energia cósmica ou religiosa, e sim da vontade de agir e conseguir conquistar objetivos.
Seus princípios podem ser aplicados, por indivíduos no confronto com seus oponentes, exércitos contra exércitos e empresas contra suas concorrentes.
Embora não se saiba ao certo se Sun Tzu existiu ou é uma figura lendária, os escritos são de Se-Ma Ts´ien, do século I a.C. e a tradução do padre Amiot é a primeira versão que se conhece no Ocidente.

Proclamacao da Republica


Oposição:

Na tentativa de reduzir a oposição, cada vez maior, o ministro Visconde de Ouro Preto elaborou em meados de 1889 um programa de reformas, que incluía: liberdade de culto, autonomia para as províncias, temporariedade do Senado, liberdade de ensino, redução das prerrogativas do Conselho de Estado, entre outras medidas.
As propostas de Ouro Preto visavam preservar a Monarquia, mas foram vetadas pela maioria conservadora que constituía a Câmara dos Deputados.

O governo do Império tinha perdido suas bases econômicas, militares e sociais. Porém, as idéias republicanas não tinham ainda grande penetração popular, mesmo às vésperas da proclamação do novo regime. O povo estava descrente da Monarquia, mas não havia, na época, uma crença generalizada na República, como assinala o historiador Oliveira Vianna, por isso, o movimento de 15 de novembro de 1889 não teve participação popular. O povo assistiu, sem tomar parte, à proclamação da república.

No Rio de janeiro, os republicanos institiram com o marechall Deodoro da Fonseca, para que ele chefiasse o movimento revolucionário que substituiria a Monarquia pela República. Depois de muita insistência dos revolucionários, Deodoro concordou em liderar o movimento.

O golpe militar que estava prevista para 20 de novembro de 1889, teve de ser antecipado. No dia 14, divulgou-se a notícia (que por sinal era falsa) de que estaria iminente a prisão de Benjamin Constant e Deodoro da Fonseca. Por isso, na manhã do dia 15 de novembro, Deodoro iniciou o movimento que pôs fim ao regime imperial.

Os revoltosos ocuparam o quartel-general do Rio de Janeiro e depois o Ministério da Guerra, depuseram o Ministério e prenderam seu presidente, Afonso Celso de Assis Figueiredo, Visconde de Ouro Preto. Na tarde do mesmo dia 15, na Câmera Municipal do Rio de Janeiro, foi solenemente proclamada a República.

Dom Pedro II, que estava em Petrópolis, retornou ao Rio. Pensando que o objetivo dos revolucionários era apenas substituir o Ministério, o imperador tentou ainda organizar outro, sob a presidência do conselheiro José Antônio Saraiva. No dia seguinte, o major Frederico Sólon Sampaio Ribeiro entregou a Dom Pedro II uma comunicação, cientifcando-o da proclamação do novo regime e solicitando sua partida para o exterior.

Na madrugada de 17 de novembro, Dom Pedro II partiu com a família para o desterro na Europa.
Terminava assim o regime imperial brasileiro, que durara sessenta e sete anos,(67 anos) quarenta e nove dos quais dirigidos por Dom Pedro II.

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

O Mel e as Abelhas


(a abelha sugando o néctar da flor - recantodalidia)


As abelhas surgiram há cerca de cem milhões de anos e seu surgir coincide com o desenvolvimento das flores. Desde então, a abelha encontra nas flores o néctar e o pólen indispensáveis à sua sobrevivência; por sua vez, uma parte do pólen adere ao seu corpo e é transportado para longe, onde irá fecundar outra flor. A criação de abelhas, ou apicultura, é uma atividade muito antiga, mergulhando suas origens na pré-história. Existem desenhos descobertos em cavernas na Espanha, mostrando o homem primitivo colhendo o mel de um enxame com o auxílio de uma escada de cordas, presa no topo de um barranco. Antigos registros do Egito, Mesopotâmia e Grécia descrevem fatos sobre a criação de abelhas. A Bíblia faz inúmeras referências ao mel e a enxames de abelhas. Portanto, o homem e as abelhas já se conhecem há muitos séculos.
Uma família de abelhas é chamada de “enxame”, que forma uma sociedade muito organizada, com cada indivíduo tendo responsabilidades de acordo com a natureza e idade.
A abelha Rainha A abelha rainha é a maior das abelhas. Seus movimentos são lentos e solenes, e ela está sempre circundada por uma corte de operárias que a servem, alimentando-a com geléia real. Sendo a única abelha fêmea fecundada, põe todos os ovos necessários à continuidade da família, mantendo a organização e a coesão do enxame. Uma abelha rainha põe dois tipos de ovos: os fertilizados que dão origem às operárias e os não fertilizados que dão origem aos zangões. Seu tempo de vida é de três a quatro anos.
As Operárias. As operárias são abelhas fêmeas e constituem o maior número podendo estar entre 50 a 80 mil por enxame. Elas são responsáveis por todo o trabalho da colméia, obedecendo a uma rígida distribuição de serviços de acordo com as sucessivas transformações que se operam em seu organismo no decorrer do seu tempo de vida. São responsáveis pela construção, pela alimentação da rainha, pelo cuidado com os ovos e crias, coleta do pólen e néctar, água, ventilação, produção de mel, geléia real e própolis. Além disso, a operária em sua última fase de vida dedica-se a limpar a colméia, a fazer curtos vôos de treinamento nos arredores e a prestar seu “serviço militar”, permanecendo de guarda junto à entrada e ferroando os intrusos. Seu tempo de vida varia de 28 a 50 dias. As abelhas têm um curioso sistema de comunicação: ao localizar um campo de flores, elas voltam para casa para informar às outras o local exato desse campo. Elas fazem isso, executando uma dança, balançando o abdômen. Quanto mais próximo for o campo, mais rápido é o balanço. A riqueza da fonte é indicada pelo número de danças: se for pobre, os balanços serão reduzidos. As danças também variam conforme a distância em que se acha a comida. A dançarina indica o caminho até a comida a partir de um fio de prumo imaginário vertical ao solo, que representa a direção colméia-sol. O ângulo e a direção dos movimentos da dançarina em relação ao prumo é sempre igual ao ângulo da fonte de alimento em relação ao Sol.

O Zangão tem como única função fecundar a rainha, morrendo em seguida. Para a natureza, todos os seres são úteis e têm sua razão de ser. A abelha é o inseto de maior utilidade para o homem, fabricando muitos produtos, como os que veremos a seguir: é o melhor e mais antigo adoçante usado pelo homem, e o único adoçante que contém proteínas e vitaminas. É obtido através do néctar das flores. Pólen é um superalimento de alto valor nutritivo, possui alta concentração de proteínas, vitaminas, hormônios e minerais. É coletado pelas abelhas diretamente dos estames da flor, para alimentação das larvas jovens. Própolis esta palavra se origina do grego e significa “em prol da cidade”. É usada para designar uma substância que as abelhas produzem e que serve como impermeabilizante, desinfetante e também como material de construção das colméias. Para o homem é um antibiótico muito potente, cicatrizante, antiinflamatório e anestésico. Geléia Real é uma substância secretada pelas abelhas jovens e utilizada na alimentação das larvas, mas principalmente como alimento da rainha. É usada pelo homem como estimulante e para combater várias doenças, como problemas de vias respiratórias, úlceras, tumores e reumatismo. (veneno das abelhas) em grandes quantidades é letal para o homem, mas é também um medicamento muito eficaz na cura de diversos males como artrite, reumatismo e problemas circulatórios.
A cera é uma substância secretada pelas abelhas a partir do mel e pólen, serve para a construção dos favos na colméia. É utilizada na produção de velas, impermeabilizantes e cosméticos, base para remédios e outros produtos industriais.

Revolucao Farroupilha



(acervo:recantodalidia)

A Guerra dos Farrapos ocorreu no Rio Grande do Sul na época em que o Brasil era governado pelo Regente Feijó (Período Regencial). Esta rebelião, gerada pelo descontentamento político, durou por uma década (de 1835 a 1845).

O estopim para esta rebelião foi as grandes diferenças de ideais entre dois partidos: um que apoiava os republicanos (os Liberais Exaltados) e outro que dava apoio aos conservadores (os Legalistas).


Em 1835 os rebeldes Liberais, liderados por Bento Gonçalves da Silva, apossaram-se de Porto Alegre, fazendo com que as forças imperiais fossem obrigadas a deixar a região.


Após terem seu líder Bento Gonçalves capturado e preso, durante um confronto ocorrido na ilha de Fanfa ( no rio Jacuí), os Liberais não se deixaram abater e sob nova liderança (de António Neto) obtiveram outras vitórias.


Em novembro de 1836, os revolucionários proclamaram a República em Piratini e Bento Gonçalves, ainda preso, foi nomeado presidente. Somente em1837, após fugir da prisão, é que Bento Gonçalves finalmente assume a presidência da República de Piratini.


Mesmo com as forças do exército da regência, os farroupilhas liderados por Davi Gonçalves, conquistaram a vila de Laguna, em Santa Catarina, proclamando, desta forma, a República Catarinense.


Entretanto, no ano de 1842, o governo nomeou Luiz Alves de Lima e Silva para comandar as tropas que deveriam os farroupilhas.


Apos três anos de batalha e várias derrotas, os "Farrapos" tiveram que aceitar a paz proposta por Duque de Caxias. Com isso, em 1845, a rebelião foi finalizada.

Os Farrapos

Este apelido foi dado aos rio-grandenses sublevados contra o Império do Brasil, por não disporem de uniformes e de equipamentos militares. Maltrapilhos, faltavam armas e botas. Muitos dos soldados, peões de estância e negros, traziam suas garruchas e adagas.

Os imperiais

Os Imperiais governavam o Rio Grande do Sul, recebendo ordens do Império. Eram também chamados pelos Farrapos, de conservadores, restauradores, retrógrados, caramurus e galegos. Ocupavam os principais postos nos órgãos públicos e no exército.

As armas dos Farrapos

Eram imbatíveis nos combates a cavalo e usavam trabucos, pistolas e espadas.
A cavalaria utilizava principalmente a lança.
A artilharia empregava canhões tomados dos inimigos (ou fornecidos por uruguaios).
Bento Gonçalves da Silva

(1788-1847) - Nasceu no atual município de Triunfo, a 23 de setembro de 1788. Seu pai era dono de vastas terras. Participou das campanhas contra os espanhóis (1811 e 1812) e a Argentina (1827), alistado nas forças brasileiras. Em 1814 casou-se com a uruguaia Caetana Garcia, com quem teve oito filhos. Morando em Cerro Largo, começou a ocupar cargos militares. Foi credenciado pelo Império a comandar o 29º Regimento de Milícias, tornando-se Tenente Coronel e Comandante do 39º Regimento de Milícias.
Comandou a Revolução Farroupilha (1835 a 1845), tendo sido presidente da República Rio-grandense.

Giuseppe Garibaldi,

o Herói dos Dois Mundos
(1807-1882) - O guerreiro italiano conheceu Bento em 1837, no Rio de Janeiro. Construiu os barcos e atacou as embarcações a serviço do Império. Com ele, cerca de cinqüenta outros italianos, seus companheiros e como ele, refugiados políticos, também participaram da Guerra dos Farrapos. No Uruguai se casou com Anita. Esteve na Argentina, retornando para a sua Itália, lutando pela Unificação. Morreu em 1882, aos 75 anos.

Morreu em Pedras Brancas, no dia 18 de julho de 1847, tendo sido sepultado no cemitério do Cordeiro, no município de Camaquã

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Efeito

Olha só o dedo da Francine ,ficou igual a cena do E.T ...mais uma primavera. O tempo voa.

Dia Mundial da Diabetes

14 de novembro

Ainda são muitas as dúvidas sobre o Dia Mundial do Diabetes no Brasil. Afinal, quando se comemora a data e por quê?
A resposta correta é 14 de novembro, dia escolhido pela International Diabetes Federation para divulgar uma campanha única no mundo inteiro a respeito do diabetes, chamando a atenção, não só dos médicos e profissionais de saúde, como também de governos e da sociedade em geral, para tópicos importantes relacionados à doença. O tema deste ano será nefropatia diabética.
A campanha mundial acontece desde 1991 e o dia 14 de novembro foi escolhido por causa do aniversário de Frederick Banting, responsável, junto com Charles Best, pela descoberta da insulina em outubro de 1921.
A partir de 1997, resolveu-se estabelecer essa data, também no Brasil, através da portaria nº 391, de 4 de abril de 1997, lançada pelo Ministério da Saúde.
Antes disso, a data era comemorada em nosso País no dia 27 de junho, no chamado Dia Nacional e Internacional do Diabetes, de acordo com a portaria, já extinta, n.º 895, de 20 de junho 1991.
Além disso, ainda é comemorado no dia 14 de novembro o Dia Estadual de Prevenção ao Diabetes, de acordo com projeto de lei, do deputado Claury Alves (PTB-SP), pela Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.



Imagem do rio Paraiba

Acervo - Lidia Machado Pereira

Livro Eletrônico sobre Diabetes


Como projeto pioneiro de estímulo à educação médica continuada, a Sociedade Brasileira de Diabetes tem a grata satisfação de anunciar o lançamento do livro-eletrônico “Diabetes na Prática Clínica”, cujos módulos 1 e 2 estão disponíveis a partir de hoje no endereço http://www.diabetesebook.org.br.

O módulo 3 poderá ser acessado a partir do dia 15 de outubro e, o módulo 4 a partir de 31 de dezembro deste ano. Tendo como editores os Drs. Reginaldo Albuquerque e Augusto Pimazoni Netto, o E-book da SBD conta com a prestigiosa colaboração de mais de 50 diabetologistas brasileiros para o desenvolvimento de seu conteúdo editorial.

As versões eletrônicas de textos médicos apresentam várias vantagens competitivas em relação às versões impressas. Em primeiro lugar, pela possibilidade de atualização permanente de conteúdos pelos autores e pela possibilidade de participação ativa dos leitores através de opiniões e comentários, que serão anexados ao final de cada capítulo, como contribuições pessoais dos leitores.

Em outras palavras, “Diabetes na Prática Clínica” será um verdadeiro fórum de debates, que permitirá uma atualização constante e um intercâmbio de idéias e posturas profissionais entre autores e leitores. Outra vantagem adicional da versão eletrônica é a disponibilização, para “download”, de dezenas de slides didáticos que fazem parte de um rico acervo de ilustrações médicas, que complementam a qualidade didática do livro eletrônico.

O E-book da SBD compõe-se de mais de 40 capítulos distribuídos em 4 módulos, sob a coordenação editorial de destacados especialistas em cada área.

São eles:
• Módulo 1 = Diagnóstico, Epidemiologia e Fisiopatologia do Diabetes.
Coordenação editorial: Dras. Sandra Ferreira e Marília Brito Gomes.

• Módulo 2 = Complicações do Diabetes e Principais Co-morbidades.
Coordenação editorial: Drs. Bernardo L. Wajchenberg e Domingos Malerbi.

• Módulo 3 = Tratamento do Diabetes: Abordagens Educacionais e Alterações do Estilo de Vida.
Coordenação editorial: Drs. Marco Antonio Vívolo, Silmara Leite e Adriana Forti.

• Módulo 4 = Tratamento do Diabetes e Abordagens farmacológicas.
Coordenação editorial: Drs. Marcos Tambascia e Walter Minicucci.
A viabilização deste ambicioso projeto editorial só foi possível graças ao apoio educacional da Merck Sharp & Dohme, na pessoa de seu Gerente de Produtos Rubens da Silva, cujo patrocínio cobriu boa parte dos custos de desenvolvimento do E-book “Diabetes na Prática Clínica”.

Nossos sinceros agradecimentos à MSD por seu valioso investimento na educação médica continuada dos médicos brasileiros. Os editores, coordenadores editoriais e autores deste projeto expressam também seu reconhecimento à Diretoria da SBD pelo estímulo, pela confiança e pelo apoio, que vem sendo dado a este projeto histórico na diabetologia brasileira.

Dr. Augusto Pimazoni Netto -

Consultor Médico para Projetos de Educação em Diabetes

Fonte: Sociedade Brasileira de Diabetes