quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Mofo

Dicas Simples



É um dos piores inimigos da lar e pode surgir em qualquer lugar: nas paredes, roupas, talheres, livros, discos, nos mais diversos utensílios ...
A origem do mofo está principalmente ligada a umidade. O mofo incomoda, dá trabalho provoca um cheiro desagradável,além de ser extremamente prejudicial para os que sofrem de alergias.
Mas, há alguns segredinhos caseiros que podem ajudar a dona de casa a evitar e a livrar-se dele , sem ter que gastar muito tempo ou dinheiro.


Truques para livrar-nos do mofo ou prevenir

a)Para combater o mofo das paredes de casa, a melhor receita é misturar cinco colheres de sopa de detergente e meio copo de água sanitária em dois litros de água. Antes de passar esta mistura nas paredes, é preciso limpar a poeira ,depois basta enxaguar com água pura e enxugar com um pano limpo, deixando a casa bem arejada, até as paredes secarem.

b)Prevenir o mofo nos móveis é simples também , basta deixar dentro dos armários e gavetas alguns pedaços de giz ou pequenos saquinhos cheios de cal, pode-se ainda vaporizá-los com essência de terebintina.
Pedaços de cânfora nas gavetas e nas prateleiras evitam a umidade nos móveis de madeira.
Se o mofo já tiver tomado conta do armário, uma boa alternativa é ferver um litro de vinagre e colocar a panela contendo o vinagre destampado dentro do armário, deixando as portas fechadas, pelo menos duas horas. Depois, retira-se a vasilha, passando um pano molhado no próprio vinagre por dentro e por fora do armário, deixando a porta aberta para que seque bem. Um pano umedecido com terebintina também combate o mofo nos móveis. Depois, é só deixa-los arejar para sair o cheiro do produto.
c)O incômodo do mofo também "ataca" outros objetos da sua casa.

Para tirar o mofo da borracha da geladeira, é necessário esfregar bicarbonato de sódio com uma esponja umedecida em água.

d)Quando o mofo chega aos sapatos, uma escovinha bem dura e limpa resolve.

e)O cheiro desagradável de mofo nos talheres sai com borra de café.

f)O mofo em discos de Vinil

Pode ser retirado lavando com água fria, sabão de coco e uma esponja bem macia. Deve-se deixá-los secar apoiados em escorredor de pratos, á sombra. Mais tarde use uma esponja macia e limpe em movimentos circulares, para preservar os discos de novas investidas do mofo, o melhor é guarda-los em posição vertical, nos sacos plásticos dentro das capas e longe do calor e da umidade.

6 comentários:

Fabiane disse...

Ótimas dicas! Obrigada

Deyse e Sandro disse...

obrigada! vou tentar remover os mofos tomara que eu consiga.

Anônimo disse...

Obrigada,pelas dicas,ajudará muito na minha limpeza.

Anônimo disse...

Obrigada, muito bom, achei o que eu precisava.
Fquem com Deus

JAIRA disse...

OBRIGADA TBM ACHEI O QUE PRECISAVA.BJUS

JAIRA disse...

Oi Obrigada